Vervain

A Verbena officinalis, de altura de 30 a 60cm, no máximo 1 metro, tem galho rígido, ereto e peludo. Seus talos finos se abrem em cachos que no início são densos, mas logo se alongam em espigas compridas para cima; não tem aroma típico. Suas folhas são opostas e em forma de lança, com cortes profundos e bastante dentadas, com pelos em ambas as superfícies. As flores dão pequenos frutos que se formam na parte de baixo. A pequena VERVAIN cresce invadindo os espaços, florescendo no meio das outras plantas, sem se importar em se mostrar. No jardim de Mount Vernon, brota próxima do Centaury e do tipo Water Violet. Sugere assim, uma convivência única e perfeita com o amoroso Centaury e o sábio Water Violet.

Descrição do Dr. Bach:  Para os que têm princípios ou idéias fixas, que estão certos de estarem com a verdade e, por isso, raras vezes mudam. Tais pessoas desejam veementemente converter para o seu modo de ver a vida todos aqueles que as rodeiam. Têm grande força de vontade e muita coragem quando estão convencidas das coisas que querem ensinar. Na enfermidade, ainda lutam, quando outros já teriam desistido de tudo.

O tipo VERVAIN idealiza demais e se excitam mentalmente diante da chuva de ideias que inundam suas cabeças. Superestimam sua vitalidade, descuidando-se da saúde, e podem até chegar ao auto sacrifício em consequência de seu desequilíbrio mental. São capazes de "ir até as últimas consequências" quando acreditam que algo está correto. São os fanáticos, os missionários. Possuem grande coragem e enfrentam o perigo voluntariamente para defender seus princípios. Via de regra, são rápidos no falar e no movimentar-se, além de fisicamente incansáveis. Frequentemente os outros são arrastados pelo seu entusiasmo terminando exaustos pela pressão de sua influência. Os tipos VERVAIN nervosos e ansiosos jamais conseguem relaxar a mente e o corpo, e desperdiçam energia, pois a vitalidade do corpo se exaure, o que acarreta pouca resistência às enfermidades. VERVAIN é ótimo para ações coletivas.

Pessoas perfeccionistas com um afiado senso de justiça e extrema energia mental que arremetem atrás daquelas causas em que acreditam. O entusiasmo pode ser contagioso e eles sentem uma forte necessidade de persuadir os outros para seu próprio ponto de vista. Uma pessoa Vervain ao extremo pode se tornar fanática, incapaz de ouvir pontos de vista alternativos, e pode se colocar sob uma grande quantidade de stress porque acredita ser muito difícil se desligar e relaxar. O remédio é dado para ajudar a pessoa neste estado a se restaurar. Ele encoraja a compreensão para aproveitar a vida e a passagem do tempo ao invés de sentir sempre a necessidade de estar ativo.

 www.floraisterapias.com.br 
facebook.com/floraisterapias
@florais.terapias