Clematis

Encontra-se a planta Clematis (Clematis vitalba) no muro de Mont Vernon (casa e local de trabalho do Dr. Edward Bach). Tem-se a impressão que ela está sempre se agarrando onde pode. Mesmo apoiada a um muro, enrosca-se nas árvores próximas e floresce misturada a elas, sem a maior cerimônia. A busca de raízes e de apoio parece inerente a essa flor que se desfolha ao menor toque de nossas mãos. Cada instante de seu crescer parece ser o mais importante, já que busca soluções ali, no próprio presente. É uma planta que gosta de sombra, podendo crescer com outras desde que lhe forneçam essa sombra. Sua floração se dá quando as outras já terminaram sua floração, portanto suas flores com quatro pétalas brancas se destacam sozinhas entre os outros arbustos.

Descrição do Dr. Bach: De grande utilidade para as pessoas sonolentas, indolentes, que nunca estão totalmente despertas, nem demonstram grande interesse pela vida. Para pessoas paradas, que não estão muito felizes com a situação em que se acham, e que vivem mais no futuro do que no presente, alimentando esperanças de que cheguem melhores dias, quando seus ideais tornar-se-ão realidade. Algumas dessas pessoas, quando estão doentes, se esforçam muito pouco para se recuperar e, em alguns casos, chegam a desejar a morte, na esperança de tempos melhores ou de encontrar uma pessoa querida que tenham perdido.

A personalidade Clematis tem uma habilidade bem desenvolvida de sonhar e abstrair-se deste mundo. Essas capacidades são tão fortes que tomam conta e distorcem a conexão da alma com o corpo e o mundo físico, resultando numa personalidade excessivamente sonhadora da qual fica faltando uma presença física e emocional no aqui e agora. Clematis ajuda essas pessoas a perceberem que as qualidades positivas existentes dentro delas podem ser canalizadas para o mundo físico, tornando-se a força da alma para os outros, mais presentes, atuantes, ricas e calorosas.

O estado chave do floral Clematis é a indiferença, tendência ao devaneio, desatenção e inconsciência. Segundo o Dr Bach, os seguintes sintomas eram comuns, em seus mais variados níveis, nas pessoas Clematis: um olhar vago e perdido, indiferença, desatenção, preocupação, tendência ao devaneio e sonolência, via de regra, dormem muito e tem uma palidez marcante; são sonhadoras e desligadas, vivendo mais em seus pensamentos do que nas ações. Falta-lhes concentração e interesse pelas coisas do presente, e , muitas vezes pela própria vida. Clematis faz parte da composição do floral Rescue Remedy.

 www.floraisterapias.com.br 
facebook.com/floraisterapias
@florais.terapias